sábado, 6 de dezembro de 2014

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO


Na sociedade contemporânea, os avanços tecnológicos encontram-se cada vez mais acessíveis, sendo assim, tecnologia e educação devem caminhar juntos. A questão é como introduzir de forma positiva essas novas tecnologias em nossas escolas, garantindo aos estudantes uma aprendizagem de qualidade.
Fundamental a isso, é antes de tudo, a capacitação para esse acesso, pois muitos se encontram ainda as margens dessas tecnologias.
As novas tecnologias vêm para revolucionar a educação, através do rápido e amplo acesso a informação e ao conhecimento. É uma maneira renovada de ensinar e aprender através da integração de diferentes
ferramentas e espaços, ampliando assim a capacidade e saberes, em qualquer lugar e a qualquer momento.
Diante disso torna-se também função do professor, se atualizar e criar métodos que garantam a concretização dessas pratica inovador dentro do ambiente escolar. 

Também podemos incluir cinema, vídeos ou DVD, TV e tablets como novas tecnologias, pois são muito importantes na fixação dos assuntos. Trazer a TV ou o cinema para a sala de aula não apenas buscar um novo recurso metodológico ou tecnologia de ensino adequado aos nossos dias, mas quando se passa um vídeo ou DVD (filme de ficção ou documentários), tem-se a ilustração, o exemplo para a ação de um fato reconstruído pela sua representação.
Segunda a Revista TV Escola (2010), Como usar as novas tecnologias, aliado a outros recursos para que os estudantes dos anos iniciais tenham mais possibilidade de entrar em contato com os desafios dessa fase. Estamos diante de um novo século, com uma nova sociedade, a sociedade da informação, com novo formato de receber e transmitir informação, e de uma busca interminável de conhecimento. As pessoas hoje em dia, têm acesso ao mundo e as suas tradições culturais, com muita mais eficácia e rapidez que ontem. Com a explosão da computação e, consequentemente da internet, passou-se a considerar que disponibilizar informação em uma página da Internet seria um processo educativo contínuo e a formação da língua escrita dessa pessoa, estaria sendo realmente transmitida, de forma correta. Será mesmo? E qual seriam realmente as vantagens e desvantagens dessa interferência digital em nossos dias? As recordações da Educação nos dizem que, educar não é adestrar, nem governar informações para um indivíduo e sim servir como mediador desse processo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário