sábado, 6 de dezembro de 2014

NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO



A educação pública convencional, encontra-se em declínio, é notável a insatisfação dos alunos, quando o assunto é a qualidade das aulas tradicionais. Os alunos anseiam por inovação na forma do aprendizado, essa situação pode ser mudada com o atual advento da Internet e novas tecnologias, os recursos que sempre foram escassos, agora se encontram com grande leque de opções tecnológicas. Diante da realidade abordada nasce a seguinte interrogação: Quais os reais desafios da educação Brasileira para inserção da tecnologia no processo de ensino? Na virada do século XX muitos se perguntavam sobre os novos recursos tecnológicos no processo de educação e comunicação, como uma forma de filosofar sobre o futuro e os novos comportamentos. Já na década de 80 os professores em grande debate de ideias consideraram inevitável a invasão da tecnologia na educação, quando ela já estava atingindo toda a sociedade.

A integração das escolas as novas tecnologias é alvo de interesse por parte dos investigadores atuais, que analisam as problemáticas que envolvem educação. Eles tentam chegar a uma conclusão sobre os casos de sucessos e insucessos da aplicação das novas tecnologias na educação moderna, onde é necessário investimentos para formação do professor quanto nos equipamentos de qualidade. Os educadores de diversas áreas reagem de maneira mais radical, reconhecendo que, se os meios educacionais não se adaptarem as novas linguagens, elas poderão ter seus espaços comprometidos.
A principal característica das novas tecnologias no processo de ensino é a elaboração de matérias didáticas e projetos, com isto teremos a possibilidade de interação do aluno e o computador que simula aspectos da realidade, a quebra de barreiras da distância, a possibilidade a armazenar conteúdos como textos, vídeos, gráficos, animações e áudios. 
Falar das novas tecnologias aplicada a educação, não se restringe somente as novas práticas pedagógicas, com ela pode-se renovar os formatos antigos em novos formatos educacionais, como seria o caso tutoriais, cursos a distância disponíveis na Internet e livros eletrônicos, nesse sentido não há nada de novo, somente a tecnologia será usada como instrumento.
Na educação o computador é um poderoso instrumento na pedagogia, com ele é permitido criar um espaço de pesquisa amplo, simular realidades, testar o conhecimento, desmembrar conteúdo, descobrir novos conceitos, lugares e ideias. O processo de ensino e aprendizagem com esta ferramenta é facilmente modificado.
No contexto da educação, a inserção de tecnologia no processo educacional é algo necessário, não é possível se pensar em educação sem o seu uso.
                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário